InícioPortalCalendárioFAQRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Tokusatsus

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Powers

Masculino Leão Cavalo
Aniversário : 20/08/1990

MensagemAssunto: Tokusatsus   Sab Fev 27, 2010 12:53 am

TOKUSATSUS

Muitos de vocês devem saber o que é, mas a maioria desconhece. Pesquisei pelo forum e não encontrei nada sobre o assunto, portanto, decidi abrir o primeiro tópico de Tokusatsus. O que são? Veremos o que o Wikipedia tem a dizer Razz :

"Tokusatsu" é uma abreviatura da expressão japonesa "tokushu satsuei", traduzida como "filme de efeitos especiais". Antigamente, o gênero englobava praticamente qualquer produção cinematográfica ou televisiva que se utilizasse de efeitos especiais. Actualmente, tornou-se sinónimo de filmes ou séries live-action de super-heróis produzidos no Japão, com bastante ênfase nos efeitos especiais, mesclando varias técnicas como pirotecnia, computação gráfica, modelismo, entre outras.
Alguns exemplos de tokusatsu são a série de filmes do Godzilla e os seriados National Kid, Ultraman, Ultraseven, Spectreman, Jaspion, Changeman, Jiraiya, Kamen Rider Black, Cybercops, Winspector e muitos outros."

Para quem quiser saber mais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tokusatsu

Já não vejo Anime à já algum tempo... Razão? Tokusatsus.
Por cá desdenha-se muito este tipo de séries por causa dos Power Rangers americanos que são uma cópia fraca dos Super Sentais.

Para mim, tudo começou com esta série do Kamen Rider:

São 31 episodios e um filme. Historia e personagens bem escritas, bons efeitos especiais, banda sonora brutal... Podia aqui continuar a elogiar a série, mas é melhor deixar-vos ver por vocês mesmos x)

Deixo-vos aqui a minha sugestão para se iniciarem nos Tokusatsus, Kamen Rider: Decade:
http://orider.blogspot.com/2009/09/download-kamen-rider-decade-para-baixar.html

E a série que agora ando a ver, uma Tokusatsu mais adulta, "GARO":

DOWNLOAD:
http://catatudoweb.blogspot.com/2007/10/series_6163.html
http://www.youtube.com/user/FabioRuiLuis
carllam

Masculino Libra Galo
Aniversário : 08/10/1993

MensagemAssunto: Re: Tokusatsus   Dom Fev 28, 2010 3:08 pm

tens razao power rangers = cheap version de super sentai.

nao sabia como e que se chamavam estas series, por isso obrigado ^^
Kamen Rider

Masculino Áries Rato
Aniversário : 01/04/1960

MensagemAssunto: Re: Tokusatsus   Sab Mar 06, 2010 9:42 pm

Opa, vi um link pro meu blog e parei aqui, hehe. Recomendo que vejam Kamen Rider Kabuto e Decade, que são boas séries. Quem quiser um monte de tokus pra download:

http://orider.blogspot.com/2006/10/guia-de-pisodios-tokusatsu-tv.html
http://orider.blogspot.com
devilss4

Masculino Capricórnio Cabra
Aniversário : 14/01/1992

MensagemAssunto: Re: Tokusatsus   Sab Jul 17, 2010 2:40 pm

Eu também achava que tokusatsus eram apenas séries "Espetacularmente boas" tipo os "maravilhosos" Power rangers.
Mas recentemente vi um episódio de Kamen rider 555 e curti, tem uma boa história e efeitos especais razoáveis, a minha unica critica aos tokusatsus é que não inovam o suficiente, eles criaram 2 ou 3 séries e mantêm-se com elas já a muitos anos, a prova disto é que existem 22 séries de kamen rider (Salvo erro) e ainda mais de super sentei e ultraman
Himura

Masculino Aquário Cabra
Aniversário : 03/02/1992

MensagemAssunto: Re: Tokusatsus   Sab Jul 17, 2010 2:52 pm

os power rangers dos primeiros 3 anos eram excelentes porque eram perfeitamente copiados dos sentai... agora é 1 caca da disney
NyankoYue

Feminino Peixes Búfalo
Aniversário : 24/02/1913

MensagemAssunto: Re: Tokusatsus   Dom Jul 18, 2010 10:26 am

Wow, isto é tão awesome *-*

Não fazia ideia que era daqui que vinham os Power Rangers O.o

Acho que vou começar a ver Kamen Rider :p
http://nyankoyue.blogspot.com/
U. Warrior

Masculino Aquário Cavalo
Aniversário : 04/02/1990

MensagemAssunto: Re: Tokusatsus   Dom Jul 18, 2010 10:38 am

Não é daqui que vêm os Power Rangers.
Os power Rangers vêm dos Super Sentai. Isto que mostraram no video é Kamen Rider (que é basicamente o mesmo mas não são equipas de 5 gajos)

Por acaso tenho um amigo meu que é completamente viciado por Kamen riders (e por One Piece também) e adoro chamar isto de "Power Rangers" só para o irritar.
NyankoYue

Feminino Peixes Búfalo

MensagemAssunto: Re: Tokusatsus   Dom Jul 18, 2010 10:46 am

Eu não me estava a referir a Kamen Rider quando disse "daqui", estava a pensar antes em Tokusatsus no geral, ou mesmo "roubar ideias ao Japão" como de costume :p
Até porque só falei em Kamen Rider a seguir, e o post do Powers fala em mais Tokus para além desse xD

(não sou cega, li o que ele escreveu lá em cima: "Por cá desdenha-se muito este tipo de séries por causa dos Power Rangers americanos que são uma cópia fraca dos Super Sentais." xD)
U. Warrior

Masculino Aquário Cavalo

MensagemAssunto: Re: Tokusatsus   Dom Jul 18, 2010 10:53 am

Oops, parece que interpretei mal.

Deixo aqui um kamen rider que foi adaptado ao Ocidente, e muitos podem reconhecer:

devilss4

Masculino Capricórnio Cabra
Aniversário : 14/01/1992

MensagemAssunto: Re: Tokusatsus   Dom Jul 18, 2010 11:15 am

Wow! Isso é muito mau.... Nada a ver com o kamen rider (pelo menos com o que eu ando a ver)
U. Warrior

Masculino Aquário Cavalo

MensagemAssunto: Re: Tokusatsus   Dom Jul 18, 2010 11:31 am

Isto é uma serie america Baseada num Kamen Rider da altura, é normal que seja má
Crani

Masculino Peixes Galo
Aniversário : 10/03/1993

MensagemAssunto: Re: Tokusatsus   Dom Jul 18, 2010 12:31 pm

Antes de começar a postar, este tópico refere-se a todos os tokusatsus em geral, incluindo com os Kaijus (monstros), Mecha live-action, etc? Ou é só aos Super Sentai/Metal Heroes?

Mas avançado, ainda não tenho grande experiência em Tokusatsus, só vi umas séries, e por mais espantoso que seja ainda não vi nenhum Kamen Rider, mas assim que acabar o Ultraman Mebius, devo ver o Kamen Rider W ou o Kabuto, logo decido na altura.

Está para estreiar um Tokusatsu Coreano que pelo trailer me pareceu bastante bom, melhor do que tenho visto de Tokusatsus japoneses, e estreia em Setembro, se a memória não me falha, trailer abaixo.

No outro dia estava em casa de um amigo com o meu portátil ligado à TV HD e decidi ver uma ep. de Robot Detective K que tinha no PC... Foi talvez a coisa mais épica que alguma vez vi, séries de TV dos anos 70 já são "boas", agora um Tokusatsu dessa altura é só rir.
NyankoYue escreveu:
Eu não me estava a referir a Kamen Rider quando disse "daqui", estava a pensar antes em Tokusatsus no geral, ou mesmo "roubar ideias ao Japão" como de costume :p
Não é bem assim, porque os Tokusatsus são a versão japonesa dos Super-heróis americanos, por isso eles não têm as mãos assim tão limpas.

E para quem não sabe, quando o Kamen Rider "chegou" à america ele apareceu duas vezes na série dos Power Rangers, eu vi uma foto num fórum de tokusatsu, mas infelizmente não guardei e agora procurei no google e não consegui encontrar.
NyankoYue

Feminino Peixes Búfalo

MensagemAssunto: Re: Tokusatsus   Dom Jul 18, 2010 6:25 pm

Desculpa se percebi mal, mas estás a dizer que os japoneses roubaram a ideia aos CARTOONS americanos, certo? Ou estás a dizer que os americanos é que se lembraram de fazer o live-action primeiro? Que ideias americanas é que deram origem aos Tokus? Agora fiquei curiosa, já que salientaste algo que não tinha nada a ver com o tópico em si pegando numa explicação minha na qual não tinhas nada que meter o nariz o.o'
Crani

Masculino Peixes Galo

MensagemAssunto: Re: Tokusatsus   Dom Jul 18, 2010 6:42 pm

Os Tokusatsu nasceram porque os japoneses, na altura da pós-guerra, notaram que começa a haver cada vez mais pessoas a virarem-se para os super-heróis americanos, e como na altura a maioria dos super-heróis era pró-americano, o Capitão America é o melhor exemplo, e houve quem não gostasse desta ideia e então deu-se o nascimento dos Tokusatsus. Não muito pelos cartoons, mas mais pelos comics. E não dira que roubaram, mas posso afirmar que se não fosse os comics provavelmente não haveria Kamen Rider ou Ultraman.
NyankoYue

Feminino Peixes Búfalo

MensagemAssunto: Re: Tokusatsus   Dom Jul 18, 2010 6:57 pm

E eu também posso afirmar que se não fosse por esse motivo, eventualmente os Tokus surgiriam de outro modo \o/
O facto da América monopolizar a audiência não implicava que os japas roubassem ou tirassem inspiração ~ não vejo lá muitas semelhanças entre um e outro, e pessoalmente penso que é mais inteligente criar algo completamente novo para atrair um público cuja atenção está focada noutro lado.

(btw, como é que se viraram para o consumismo a favor do país que bombardeou Hiroshima e Nagasaki? Ou como é que eles tinham condições sequer para ver desenhos animados estrangeiros depois das consequências de uma guerra? Weird, ou então sou eu que sou muito burra e péssima a História~)
Crani

Masculino Peixes Galo

MensagemAssunto: Re: Tokusatsus   Dom Jul 18, 2010 7:24 pm

NyankoYue escreveu:
E eu também posso afirmar que se não fosse por esse motivo, eventualmente os Tokus surgiriam de outro modo \o/
O facto da América monopolizar a audiência não implicava que os japas roubassem ou tirassem inspiração ~ não vejo lá muitas semelhanças entre um e outro, e pessoalmente penso que é mais inteligente criar algo completamente novo para atrair um público cuja atenção está focada noutro lado.
O primeiro tokusatsu que foi criado depois do Godzilla foi o National Kid:

Vamos ver... Capa? Certo. Máscara? Certo. Spandex? Certo. Poder de voar?

Confere.
E agora generalizando, qual o objectivo dos heróis dos tokusatsus? Lutar contra inimigos e proteger os civis. Hum... Parece que já ouvi isto algures.
NyankoYue escreveu:

(btw, como é que se viraram para o consumismo a favor do país que bombardeou Hiroshima e Nagasaki? Ou como é que eles tinham condições sequer para ver desenhos animados estrangeiros depois das consequências de uma guerra? Weird, ou então sou eu que sou muito burra e péssima a História~)
Os japoneses após a guerra receberam dinheiro emprestado dos Americanos para ajudar à reconstrução, e iniciaram uma reconstrução do país com esse dinheiro e com o auxílio dos americanos, uma reconstrução bastante rápida, ao fim do ano o país já tinha quase todo voltado ao normal, o que é bastante impressionante, e depois da recuperação veio o crescimento económico do país, por isso durante o processo de reconstrução os japoneses e os americanos fizeram as passes, e os japoneses ficaram com algo medo que levassem com outra bomba, por isso começaram a "portar-se bem" para não serem castigados. E após a guerra foi quando os americanos começaram a construir as suas bases militares no japão, e eles trouxeram consigo várias coisas da América, incluindo os comics super-heróis e estes foram ganhando popularidade especialmente entre os mais jovens e a partir dai é tudo história.
NyankoYue

Feminino Peixes Búfalo

MensagemAssunto: Re: Tokusatsus   Dom Jul 18, 2010 7:30 pm

Still, é live-action, e os americanos não fizeram isso.
Penso que as maltas nipónicas merecem mérito relativamente a isso, pelo menos a meu ver foi um passo completamente inovador.

Quanto aos factos históricos, não vou contestar, não é o meu forte, mas custa-me acreditar que ao fim de tão pouco tempo o país já estivesse assim tão bem~
Crani

Masculino Peixes Galo

MensagemAssunto: Re: Tokusatsus   Dom Jul 18, 2010 7:44 pm

NyankoYue escreveu:
Still, é live-action, e os americanos não fizeram isso.
Penso que as maltas nipónicas merecem mérito relativamente a isso, pelo menos a meu ver foi um passo completamente inovador.
No... O primeiro Tokusatsu foi o Godzilla, feito em 1954, que para quem viu algum dos filmes sabe que foi despertado pelas bombas atómicas do Americanos. Mas muito antes disto já os americanos, pouco mais de vinte anos antes os Americanos já tinha feito filmes que utilizam as mesmas técnicas que o Godzilla, King Kong (1933) e Lost World (1927) por exemplo. E quanto aos super-heróis live-action, mais uma vez os americanos chegaram primeiro, porque começaram a fazer os seus filmes live-action para TV nos anos quarenta, com as aventuras do Capitão Marvel (1941), Batman (1943), Capitão america (1944), e outras séries

NyankoYue escreveu:

Quanto aos factos históricos, não vou contestar, não é o meu forte, mas custa-me acreditar que ao fim de tão pouco tempo o país já estivesse assim tão bem~
Os japoneses são pessoas trabalhadoras e como não ficaram à espera que alguém fosse fazer o trabalho deles, assim que receberam o dinheiro puseram logo mãos à obra, por isso é que recuperaram tão depressa.
NyankoYue

Feminino Peixes Búfalo

MensagemAssunto: Re: Tokusatsus   Dom Jul 18, 2010 8:15 pm

Lost World.... Acho que conheço isso O.o
Era uma série ou um filme? Falava de quê?
Crani

Masculino Peixes Galo

MensagemAssunto: Re: Tokusatsus   Dom Jul 18, 2010 8:24 pm

NyankoYue escreveu:
Lost World.... Acho que conheço isso O.o
Era uma série ou um filmes? Falava de quê?
O Lost World de 1925 é um filme, e é sobre um grupo de exploradores que acredita que existem dinossauros vivos e depois vão numa expedição para ver se encontram os dinossauros e o filme desenrola-se a partir dai, eles acabam por conseguir trazer um espécime para a Inglaterra e este depois anda a destruir a cidade, como o King Kong.
Podes no entanto estar a fazer confusão com o Lost World: Jurassic Park, que é um dos filmes do Jurassic Park.
NyankoYue

Feminino Peixes Búfalo

MensagemAssunto: Re: Tokusatsus   Seg Jul 19, 2010 7:55 am

Ah não, eu via uma série inspirada nesse filme, com o mesmo nome, Lost World. Um grupo de pessoas (não me lembro o que é que faziam) foi parar a uma ilha onde ainda existem dinossauros, e encontram lá uma rapariga que sobreviveu sozinha durante 11 anos, e ficam lá presos e tal, mas aparecem por lá outras criaturas para além dos dinossauros - gigantes, piratas, é um mundo completamente mágico e atrasado no tempo, por acaso gostava muito dessa série ^^
Kamina
Kamina
Kamina

Masculino Capricórnio Tigre
Aniversário : 04/01/1987

MensagemAssunto: Re: Tokusatsus   Seg Jul 19, 2010 7:58 am

Crani escreveu:
E para quem não sabe, quando o Kamen Rider "chegou" à america ele apareceu duas vezes na série dos Power Rangers, eu vi uma foto num fórum de tokusatsu, mas infelizmente não guardei e agora procurei no google e não consegui encontrar.
Confirmo, eu vi alguns excertos disso numa das reviews que o Linkara fez sobre as séries dos Power Rangers

http://thatguywiththeglasses.com/videolinks/linkara/hopr

Masculino Aquário Cavalo

MensagemAssunto: Re: Tokusatsus   Seg Jul 19, 2010 1:29 pm

Pois, também tenho visto as rewies do Linkara.

Está aqui um excerto da serie em português:
Guarda_Serodio_Reloaded
Serodio
Serodio

Masculino Touro Rato
Aniversário : 04/05/1984

MensagemAssunto: Re: Tokusatsus   Seg Jul 19, 2010 4:42 pm

Não se é considerado um tokusatsu mas a série mais recente que vi foi a Cutie Honey The Live. Gostei bastante até. Razz

Kamina
Kamina
Kamina

Masculino Capricórnio Tigre
Aniversário : 04/01/1987

MensagemAssunto: Re: Tokusatsus   Ter Jul 20, 2010 12:44 am

Guarda_Serodio_Reloaded escreveu:
Não se é considerado um tokusatsu mas a série mais recente que vi foi a Cutie Honey The Live. Gostei bastante até. Razz
Segundo a descrição no primeiro post,não Serodio,não é xD

Powers escreveu:
"Tokusatsu" é uma abreviatura da expressão japonesa "tokushu satsuei", traduzida como "filme de efeitos especiais". Antigamente, o gênero englobava praticamente qualquer produção cinematográfica ou televisiva que se utilizasse de efeitos especiais. Actualmente, tornou-se sinónimo de filmes ou séries live-action de super-heróis produzidos no Japão, com bastante ênfase nos efeitos especiais, mesclando varias técnicas como pirotecnia, computação gráfica, modelismo, entre outras.
Alguns exemplos de tokusatsu são a série de filmes do Godzilla e os seriados National Kid, Ultraman, Ultraseven, Spectreman, Jaspion, Changeman, Jiraiya, Kamen Rider Black, Cybercops, Winspector e muitos outros."

MensagemAssunto: Re: Tokusatsus   

Tokusatsus
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Forum Otaku Portugal :: Anime & Manga :: Geral-
Ir para: