InícioPortalCalendárioFAQRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Durin

avatar

Masculino Gémeos Gato
Aniversário : 28/05/1987
Idade : 30
Mensagens : 751
Data de inscrição : 21/01/2011

MensagemAssunto: Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien?   Sex Maio 20, 2011 1:49 am




Fiz a mesma pergunta em outros locais e o feedback foi positivo visto ter havido várias e diversas opiniões.


A pergunta é muito simples, acham que o japão conseguiria fazer um anime de lord of the rings ou do silmarillion ou de outra grande obra do tolkien relacionada com o universo da middle earth que fosse bom? Claro, não estou a pedir algo com a qualidade dos livros, isso é impossível seja para o japão seja para que lado do mundo for, mas um minimamente bom e que não sujasse o nome das maiores obras de fantasia existentes no mundo ocidental.



Se acham que sim, expliquem o porquê e se quiserem podem atirar nomes de estúdios, voice actors e afins que acham que seriam os ideais para uma adaptação.

Se não acham que o japão seria capaz, digam também o porquê.
Voltar ao Topo Ir em baixo
SFree

avatar

Masculino Peixes Dragão
Aniversário : 25/02/1988
Idade : 29
Localização : Everywhere and nowhere
Mensagens : 1508
Data de inscrição : 07/07/2009

MensagemAssunto: Re: Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien?   Sex Maio 20, 2011 5:48 am

Ser capaz é, existe bons estúdios, bons compositores, voice actors idem, tudo depende de quanto estariam dispostos a gastar nesse projecto. Os Japoneses também tem alguns livros de fantasia medieval épica muito bons, por isso acho que seriam capazes de captar um pouco a essência dos livros.

Possível na minha opinião é, mas seria um projecto viável? Não. O custo envolvido em fazer algo desse género, seria muito alto e não vejo as receitas suficientemente altas, que justificassem o investimento num projecto desses. Logo nunca seria um projecto para avançar.

Mas se fosse um projecto para avançar mesmo, na minha opinião seria:

-Adaptação para filmes ou OVAS, sim porque TV séries seria para esquecer num projecto destes.

-Estúdios acho que a Production I.G. neste caso seria uma das mais indicadas, visto o estilo de desenho mais realista e boa animação. A Madhouse também acho que se enquadraria ao estilo.

-OST: Nobuo Uematsu, ele compôs para a OST do anime Guin Saga (adaptação dos livros de fantasia medieval) e fez um bom trabalho, e para mim é um dos grandes compositores japoneses.

-Voice actors: Existe um leque muito bom e vasto de escolha, era uma questão de fazerem um boa selecção e acertarem nas vozes certas para cada personagem.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Durin

avatar

Masculino Gémeos Gato
Aniversário : 28/05/1987
Idade : 30
Mensagens : 751
Data de inscrição : 21/01/2011

MensagemAssunto: Re: Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien?   Sex Maio 20, 2011 7:04 am

Sim eu sei que não seria um projecto viável pincipalmente nos dias de hoje, mas fiz a pergunta tirando logo isso.


Também não sei até que ponto é que eles respeitariam as falas, visto o japonês ser uma lingua muito limitada e não ter mais que uma palavra ou 2 para a mesma coisa.


Se o script fosse mudado para um em que eles se sentissem mais a vontade, talvez a essência de uma obra do tolkien fosse ao mar.


Quanto aos estúdios, concordo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
ai_shiteiru

avatar

Masculino Touro Galo
Aniversário : 20/05/1993
Idade : 24
Mensagens : 1060
Data de inscrição : 03/07/2010

MensagemAssunto: Re: Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien?   Sex Maio 20, 2011 7:11 am

CoMix Wave Inc para estudio.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Hunter_X_ADIDAS

avatar

Masculino Leão Tigre
Aniversário : 01/08/1986
Idade : 31
Mensagens : 180
Data de inscrição : 25/06/2010

MensagemAssunto: Re: Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien?   Sex Maio 20, 2011 9:42 am

japão tem recursos para pegar numa obra de tolkien mas tudo depende como é que vai pegar para que um "senhor dos aneis" em anime seja fixe de se ver e que não seja medíocre... uma coisa é certa, ao ver bons exemplos de animes no setting de fantasia medieval tipo lodoss war, guin saga ou legend of arslan dá para sonhar....

Grande problema das adaptações japonêsas é "japonificar" tudo e torna-se intragável ver uma adaptação vindo do ocidente e que é pegado por pessoal do oriente, vê-se todos os clichés que os japonêses adoram (falarem alto, caretas à random; acid shit fest, etc..) está sentenciado para que a adaptação seja mais uma ofensa para o original. É nestas alturas que a tese cada cultura que meta na sua vida fala mais alto e evita porcaria da grossa. No cenário dos japonêses não virem com ideias deprimentes em "japonificarem" algo que é expressamente proibido, pelos bons motivos, ou no cenário que pretendem fazer algo não só para os japs mas para todas os fãs das obras do tolkien, então um LOTR em anime é uma boa ideia.

Acima de tudo é preciso amor e carinho, neste momento os japs mal sabem o que é isso graças à crise financeira
Voltar ao Topo Ir em baixo
Guarda_Serodio_Reloaded
Serodio
Serodio
avatar

Masculino Touro Rato
Aniversário : 04/05/1984
Idade : 33
Localização : Celestial Plain
Mensagens : 14543
Data de inscrição : 02/07/2008

MensagemAssunto: Re: Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien?   Sex Maio 20, 2011 12:58 pm

E porque não?
O japoneses de quiserem sabem fazer boas adaptações. E as obras de Tolkien certamente seriam pegadas por alguém que desse o seu devido valor.

Para a adaptação ser da melhor qualidade possível, sem duvida que ter ia de sair em OVAs ou filmes.

Para um possível estúdio concordo com a opinião do SFree. A Production I.G. já deu provas de sabem fazer trabalhos sérios de boa qualidade.

Para banda sonora, Yoko Kanno all the way. A mulher só sabe fazer bandas sonoras brilhantes e épicas e tem uma grande capacidade de adaptar a musica a diversos géneros. E também não conheço ninguém melhor para compor musicas cantadas em línguas que não existem. Razz
Voltar ao Topo Ir em baixo
ai_shiteiru

avatar

Masculino Touro Galo
Aniversário : 20/05/1993
Idade : 24
Mensagens : 1060
Data de inscrição : 03/07/2010

MensagemAssunto: Re: Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien?   Sex Maio 20, 2011 1:07 pm

seria lord of the rings com fanservice Razz
Voltar ao Topo Ir em baixo
Guarda_Serodio_Reloaded
Serodio
Serodio
avatar

Masculino Touro Rato
Aniversário : 04/05/1984
Idade : 33
Localização : Celestial Plain
Mensagens : 14543
Data de inscrição : 02/07/2008

MensagemAssunto: Re: Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien?   Sex Maio 20, 2011 1:11 pm

A petizada não deve saber mas já houve uns desenhos animados do LOTR:

Voltar ao Topo Ir em baixo
Durin

avatar

Masculino Gémeos Gato
Aniversário : 28/05/1987
Idade : 30
Mensagens : 751
Data de inscrição : 21/01/2011

MensagemAssunto: Re: Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien?   Sex Maio 20, 2011 1:13 pm

Guarda_Serodio_Reloaded escreveu:
A petizada não deve saber mas já houve uns desenhos animados do LOTR:


Wow esse vídeo tem melhor animação que anime e que muito cartoon de hoje lol. Tudo o resto parece um gigantesco pedaço de shit though.
Voltar ao Topo Ir em baixo
SFree

avatar

Masculino Peixes Dragão
Aniversário : 25/02/1988
Idade : 29
Localização : Everywhere and nowhere
Mensagens : 1508
Data de inscrição : 07/07/2009

MensagemAssunto: Re: Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien?   Sex Maio 20, 2011 3:08 pm

Eu não destacava apenas o "japonificar", sim de facto "nacionalizar"(prefiro chamar assim) uma adaptação pode ser um dos possíveis problemas (presentes em vários países, não apenas no Japão), mas esse não é o maior problema. Para mim o maior problema será sempre o dinheiro e não o "Japonificar", os produtores sabem bem eliminar esses clichés, que muitas vezes recorrem a eles porque precisam de facturar e apoiam-se nisso para vender ao público alvo japonês, se houvesse dinheiro para investir numa adaptação para um publico alvo internacional, com uma possibilidade de receita alta, aposto que podiam contar com uma grande adaptação para anime dos japoneses.

E não acredito, que se os japoneses avançassem com uma adaptação de peso, e estivessem dispostos a investir em uma boa produção e direcção, fossem comprometer esse gasto com esses clichés japoneses.


Para além de que apenas mencionar o "japonificar" dá a entender que apenas os japoneses não sabem fazer adaptações o que não corresponde à verdade, eles fazem boas e más adaptações de obras nacionais ou estrangeiras. Assim como Hollywood faz boas e más adaptações, e um dos síndromes de más adaptações deles também é o "americanizar", com os seus clichés, que alteram a essência das obras literárias, mesmo quando esta obra é da mesma nacionalidade da adaptação, para não falar em obras Russas (que adoro), e até obras/filmes japoneses.


Claro que uma adaptação quando é de nacionalidade diferente, acresce a dificuldade de captar a essência da fonte devido a diferenças culturais. Mas vários exemplos do passado, provam que é possível boas adaptações mesmo com barreiras culturais.


Por exemplo falando de hollywood, o filme o Pianista, capta muito bem a essência da obra literária polaca "Śmierć Miasta" (Morte de uma Cidade), mais tarde reimpressa como "O Pianista", adorei o filme.


Na adaptação do "Senhor dos anéis" em anime, tudo depende de quanto eles estariam dispostos a gastar, porque existem excelentes directores capazes de captar e adaptar bem a essência dos livros, assim como estúdios bem capazes de fazer algo bem feito.

_________________________________



Quanto a estúdios para uma possível adaptação, o estilo de Seirei no Moritbito da Production I.G. e Claymore da Madhouse, acho que se enquadraria muito bem numa adaptação de Senhor dos Anéis, com uma produção superior de filme ou OVA, daí a minha escolha destes estúdios.



Exemplo:

Seirei no Moribito


Claymore





Quanto a OST escolhi o Nobuo, pelo seu talento nato, pela sua experiência, e por estar habituado a compor musicas épicas (indicado para animes de fantasia medieval épica) por isso ele foi a escolha na adaptação de Guin Saga. Apesar de esse não ser nem de perto um dos melhores trabalhos dele, ele fez um trabalho muito bom, quem viu o anime lembra-se dos momentos épicos do Guin em que a OST teve um papel fundamental.

Exemplo de OST

No Minuto 19:00




Última edição por SFree em Sex Maio 20, 2011 6:12 pm, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Cyber Zero

avatar

Masculino Câncer Rato
Aniversário : 23/06/1984
Idade : 33
Localização : Vila-Chã Barreiro
Mensagens : 3784
Data de inscrição : 01/05/2009

MensagemAssunto: Re: Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien?   Sex Maio 20, 2011 4:33 pm

Acho que sim, que seriam capazes de o fazer e sem japonificar.
Temos os exemplo das series world masterpiece theater que são historias de livros de outros países e não foram japonificados de nenhuma maneira.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Mas o que mais receio é que os japonenses quase sempre que agarram em algo com lutas e batalhas, têm a mania de exagerar.
Estou a lembrar no filme Dante's Inferno em que o cavalo do Dante faz um salto na parede, lol.
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://silverzerosubs.blogspot.com/
SFree

avatar

Masculino Peixes Dragão
Aniversário : 25/02/1988
Idade : 29
Localização : Everywhere and nowhere
Mensagens : 1508
Data de inscrição : 07/07/2009

MensagemAssunto: Re: Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien?   Sex Maio 20, 2011 7:33 pm

Durin escreveu:
Guarda_Serodio_Reloaded escreveu:
A petizada não deve saber mas já houve uns desenhos animados do LOTR:


Wow esse vídeo tem melhor animação que anime e que muito cartoon de hoje lol. Tudo o resto parece um gigantesco pedaço de shit though.

Só agora vi esse vídeo, e nunca vi esse filme, mas sabia da sua existência, eu sei que isto é um pouco off-topic, mas acho que convém esclarecer isto, essa animação não é melhor do que a de hoje, tem é mais movimento, mas é uma animação imperfeita e com falhas, por isso essa técnica de animação é agora pouco usada, ou seja Rotoscopia, que consiste em usar filmagens reais de modelos vivos, onde os desenhadores aproveitam/seleccionam alguns frames da filmagem e desenham por cima frame a frame, o que leva a haver desvios aleatórios na sequência de animação entre frames, fazendo a sequência de animação "tremer" de uma forma não natural. Outro problema é se o desenhador não selecciona os frames mais indicados para fazer "tracing over", ou selecciona frames a menos do que devia, vai haver inconsistências no flow da animação. É muito fácil fazer asneira com rotoscopia. Depois está limitada a movimentos humanos reais, os desenhadores pode exagerar ou acrescentar movimentos, mas normalmente nas transições entre movimento "real" e "livre" dá bosta e mais imperfeições.

Contudo se os animes e cartoons hoje em dia tivessem esse movimento todo, ui...

Voltar ao Topo Ir em baixo
Durin

avatar

Masculino Gémeos Gato
Aniversário : 28/05/1987
Idade : 30
Mensagens : 751
Data de inscrição : 21/01/2011

MensagemAssunto: Re: Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien?   Sab Maio 21, 2011 2:25 am

SFree escreveu:


Só agora vi esse vídeo, e nunca vi esse filme, mas sabia da sua existência, eu sei que isto é um pouco off-topic, mas acho que convém esclarecer isto, essa animação não é melhor do que a de hoje, tem é mais movimento, mas é uma animação imperfeita e com falhas, por isso essa técnica de animação é agora pouco usada, ou seja Rotoscopia, que consiste em usar filmagens reais de modelos vivos, onde os desenhadores aproveitam/seleccionam alguns frames da filmagem e desenham por cima frame a frame, o que leva a haver desvios aleatórios na sequência de animação entre frames, fazendo a sequência de animação "tremer" de uma forma não natural. Outro problema é se o desenhador não selecciona os frames mais indicados para fazer "tracing over", ou selecciona frames a menos do que devia, vai haver inconsistências no flow da animação. É muito fácil fazer asneira com rotoscopia. Depois está limitada a movimentos humanos reais, os desenhadores pode exagerar ou acrescentar movimentos, mas normalmente nas transições entre movimento "real" e "livre" dá bosta e mais imperfeições.

Contudo se os animes e cartoons hoje em dia tivessem esse movimento todo, ui...



Animação é dar vida e movimento, e este filme tem mais do que qualquer anime de hoje. Jumping frames e imperfeições são o que não faltam em anime, até quando a animação é boa.


Um bom exemplo de uma boa junção de frame quality e sem falhas é akira, que ainda hoje é o filme japonês com melhor animação.


Eu preferia uma série assim do que personagens paradas durante minutos com mouth flapping apenas.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Malandro

avatar

Masculino Capricórnio Cabra
Aniversário : 17/01/1992
Idade : 25
Mensagens : 2446
Data de inscrição : 01/01/2011

MensagemAssunto: Re: Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien?   Sab Maio 21, 2011 3:15 am

Sim, seria se tivessem vontade e dinheiro.

Meu staff de sonho se caso acontecesse:

Estúdio: Production I.G.
Director: Kazuki Akane
Argumento: Dai Sato
Música: Yoko Kanno
Voltar ao Topo Ir em baixo
Durin

avatar

Masculino Gémeos Gato
Aniversário : 28/05/1987
Idade : 30
Mensagens : 751
Data de inscrição : 21/01/2011

MensagemAssunto: Re: Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien?   Sab Maio 21, 2011 4:21 am

Quantos de vocês leram os livros? Não é questão de vontade, é preciso gente muito talentosa para fazer uma adaptação decente de um livro do tolkien.


Eu concordo que o japão tem capacidade para isso mas parece-me que vocês andam a dar respostas de uma forma casual e que é apenas mais uma série. Tirando o Sfree e o Hunter que explicaram tudo de uma forma mais realista.

Não estou a dizer mal de ninguém, apenas acho que estão a dar respostas muito banais, é só.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Malandro

avatar

Masculino Capricórnio Cabra
Aniversário : 17/01/1992
Idade : 25
Mensagens : 2446
Data de inscrição : 01/01/2011

MensagemAssunto: Re: Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien?   Sab Maio 21, 2011 4:54 am

Durin escreveu:
Quantos de vocês leram os livros? Não é questão de vontade, é preciso gente muito talentosa para fazer uma adaptação decente de um livro do tolkien.


Eu concordo que o japão tem capacidade para isso mas parece-me que vocês andam a dar respostas de uma forma casual e que é apenas mais uma série. Tirando o Sfree e o Hunter que explicaram tudo de uma forma mais realista.

Não estou a dizer mal de ninguém, apenas acho que estão a dar respostas muito banais, é só.

Claro que sim, ninguém disse o contrário, é por isso que mencionei o staff que seria perfeito, pelo menos para mim.

Só não entrei em muitos detalhes porque a minha opinião de quase tudo que foi comentado aqui não difere muito do Sfree.

Eu acho que Japão é capaz, se a adaptação tiver em boas mãos e ter um grande investimento. Agora se me perguntar se alguém é capaz de arriscar num projecto deste genero hoje em dia, aí fico na duvida, principalmente, devido a actual situação da industria de animação japonesa, o que ai concordo em parte com o Hunter.


Última edição por Malandro em Sab Maio 21, 2011 5:53 am, editado 2 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
SFree

avatar

Masculino Peixes Dragão
Aniversário : 25/02/1988
Idade : 29
Localização : Everywhere and nowhere
Mensagens : 1508
Data de inscrição : 07/07/2009

MensagemAssunto: Re: Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien?   Sab Maio 21, 2011 7:06 am

Durin escreveu:


Animação é dar vida e movimento, e este filme tem mais do que qualquer anime de hoje. Jumping frames e imperfeições são o que não faltam em anime, até quando a animação é boa.


Um bom exemplo de uma boa junção de frame quality e sem falhas é akira, que ainda hoje é o filme japonês com melhor animação.


Eu preferia uma série assim do que personagens paradas durante minutos com mouth flapping apenas.

Sim, movimento é muito importante, mas não é tudo, como esse movimento é feito é muito importante, imagina o que era veres filmes ou séries em que desenhadores e animadores, até dão muito movimento, mas cheios de movimentos estranhos, irrealistas e imperfeitos, por acaso nesse filme não se nota muito por quem fez o tracing over tinham muito talento e paciência, mas essa técnica, já serviu para produzir trabalho de porcaria, principalmente em séries da Filmation. Para mim uma boa animação não é só espetar com movimento random e chamar boa animação, é saber animar, por exemplo foste buscar um exemplo muito bom, o Akira, conta com alguns dos melhores animadores japoneses, inclusive o considerado "Perfect animator", porquê esta label? Precisamente porque ele é super perfeccionista nos movimentos e no seu flow realista.

Só quero com isto tentar explicar que essa técnica de animação não é muito boa, primeiro porque é limitada, depois porque é uma "cópia" de algo real, o que corta a liberdade da animação, muita imperfeição mesmo com desenhadores talentosos, Akira era impossível ser feito da maneira que foi usando rotoscopia.

Para mim Akira tem muito melhor animação do que isso, porque tem uma animação muito mais perfeita, e tem uma animação livre, vês boa animação de cenários(destruição, explosões) e não apenas personagens com bastante movimento, em que tudo o resto em volta é estático.

Comparação:





Esse tipo de animação não resultava para uma boa parte dos animes de hoje em dia, visto que estes detém uma animação muito livre (poderes, lutas, etc), por isso não preferia ver essa animação hoje, isso iria limitar muito a animação que vês.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Hunter_X_ADIDAS

avatar

Masculino Leão Tigre
Aniversário : 01/08/1986
Idade : 31
Mensagens : 180
Data de inscrição : 25/06/2010

MensagemAssunto: Re: Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien?   Sab Maio 21, 2011 10:12 am

Em qualquer parte do ninguém consegue fazer uma boa adaptação de uma cultura para outra cultura, poderia dizer "japonificar" que é o equivalente do "americanizar" e dá mesmo a entender que vem mesmo com ódio mas deixem-me explicar o fundamento do ódio que digo "japonificar" com maus olhos

Eu não quero quer hobbits a serem moeblobs que se vêm aos pontapés graças à moda do japão estes últimos anos; eu não quero ver tsunderes que apanha-se com demasiada facilidade num lotr; eu não quero ver o cliché das canções espetadas sem quaisquer fundamentos; personagens com personalidade que até robôs têm 3 dimensões também é fora de questão; aquele "humor" das caretas e falar alto dispensa-se e a lista continua... Qualquer sinal destes num anime lotr leva logo chumbo porque os japonêses são incapazes de representarem algo estrangeiro sem que haja um cheirinho deles

(depois de ouvir umas vaias fora dos monitores)

Sim, eu sei... América, ou o cemitério das adaptações (hollywood), obviamente que também tem os clichés estúpidos que matam qualquer filme, mas eu passei a tratar hollywood pelo "cemitério das adaptações" e já não tem arranjo possível. Em prol das coisas boas que o Japão fez, eu não quero que seja mais um "cemitério de adaptações". Cada cultura que fique na sua, o Japão que trate das adaptações locais; a América que trata as adaptações locais e todos ficam felizes para sempre

agora os clips do desenho animado do lort, qual era o problema, imperfeições e falhas com muito movimento? A fluidez da animação para 1978 está bem boa, não se percebe a razão de queixa, se for mesmo os "movimentos random". Para "movimento aleatório" o termo random não é apropriado para este caso...

E vamos ser sinceros, o orçamento de filmes como akira ou steamboy nem dá para comparar com este lotr, é injusto levar a rejeição quando estamos a comparar algo que custou X a Y quando Y = 100000*X

Dentro dos padrões de hoje parece estar "desactualizado" o típico fundo estagnado e tudo que mexe tem as cores nítidas ou mesmo o efeito em que parece que filmaram pessoas e que deram um jeito mas não é assim tão horrível.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Durin

avatar

Masculino Gémeos Gato
Aniversário : 28/05/1987
Idade : 30
Mensagens : 751
Data de inscrição : 21/01/2011

MensagemAssunto: Re: Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien?   Sab Maio 21, 2011 10:46 am

SFree escreveu:
quoting


Hmm porquê um texto tão grande sobre akira ser melhor animado que esse filme, eu nunca disse o contrário, disse apenas que prefiro esse tipo de animação a muito anime de hoje, eu sei perfeitamente que akira tem muito melhor animação que esse filme.

eu prefiro movimento e movimento exagerado a frames saltitões e a minutos de sameface e de filmagens apenas à cabeça.



Senão gostasse, então eu seria um daqueles idiotas que odiou, por exemplo, o ep 167 do shippuuden que tanta água fez passar por todo o lado quando saiu.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Anoni Mus

avatar

Masculino Peixes Macaco
Aniversário : 21/02/1992
Idade : 25
Localização : Oeiras
Mensagens : 2443
Data de inscrição : 10/10/2009

MensagemAssunto: Re: Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien?   Sab Maio 21, 2011 10:53 am

Ui chamar idiota a quem não gostou do episódio 167.

Not a smart move. Rolling Eyes
Voltar ao Topo Ir em baixo
SFree

avatar

Masculino Peixes Dragão
Aniversário : 25/02/1988
Idade : 29
Localização : Everywhere and nowhere
Mensagens : 1508
Data de inscrição : 07/07/2009

MensagemAssunto: Re: Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien?   Sab Maio 21, 2011 11:48 am

@Hunter_X_ADIDAS

A parte do "Japonificar", acho que não preciso acrescentar mais nada, já explicas-te o porquê do teu ódio, são coisas tuas. Mas como disse numa produção com um publico alvo internacional e com um bom budget, e uma boa direcção, esses clichés seriam abolidos.

Quanto ao lotr em cartoon e akira:

-Quanto ao movimento random, acho que se releres, vais chegar à conclusão que não acusei esse cartoon disso, usei esse termo como um exemplo de que não importa só muito movimento, uma boa animação tem de ter uma linha de movimento correcta e quanto mais perfeita e realista for, melhor animação é. Isto foi o que escrevi: "Para mim uma boa animação não é só espetar com movimento random e chamar boa animação, é saber animar"

-Quanto ao problema da animação desse filme, é a técnica de animação usada que levou a imperfeições quando comparada com a animação tradicional e cenários completamente estáticos, o que para a altura não quer dizer que fosse mau, mas quando foi comparado com anime, e foi dito que tinha melhor animação, tentei explicar que não é bem assim, muito por causa da técnica usada, e de como ela foi usada.

-Quanto a orçamentos, o Akira teve um orçamento 11 milhões em 1988, o Lotr teve um de 4 milhões em 1978, ou seja 10 anos antes, 4 milhões representava mais dinheiro. Por isso não deve haver grandes disparidades de orçamentos, muito menos como deste a entender.

-Relativamente ao "desactualizado" comparando com os padrões de hoje em dia que tudo mexe, sim é verdade, mas não é desculpa, por exemplo os cenários não mexerem foi opção de técnica de animação do filme, porque por volta dessa altura já os japoneses e americanos faziam os cenários e "tudo" mexer em filmes e séries de animação. A animação tradicional (desenho livre) é ainda é mais antiga do que a Rotoscopia (cópia de frames).
________________________________

@Durin

Então percebi mal quando referiste,
Durin escreveu:
Animação é dar vida e movimento, e este filme tem mais do que qualquer anime de hoje.
Deu-me a entender que estavas a comparar com anime em geral, dizendo que esse filme tinha animação com mais vida e movimento, o que não é bem assim, os cenários são estáticos, só aí já existe falta de vida e movimento, mas as personagens tem muito movimento, ainda que, como referi, não seja o mais perfeito.

Voltar ao Topo Ir em baixo
Durin

avatar

Masculino Gémeos Gato
Aniversário : 28/05/1987
Idade : 30
Mensagens : 751
Data de inscrição : 21/01/2011

MensagemAssunto: Re: Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien?   Sab Maio 21, 2011 12:44 pm

Anoni Mus escreveu:
Ui chamar idiota a quem não gostou do episódio 167.

Not a smart move. Rolling Eyes


Ok, mas de animação não sabem nada para dizer que o ep foi mau. E acho que aqui nem houve essa opinião, refiro-me a outros sitios.
Voltar ao Topo Ir em baixo
totalNightmare
totalNightmare
totalNightmare
avatar

Masculino Virgem Dragão
Aniversário : 06/09/1988
Idade : 28
Localização : Margem Sul, Quinta do Conde/In your worst nightmare
Mensagens : 11211
Data de inscrição : 04/12/2008

MensagemAssunto: Re: Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien?   Sab Maio 21, 2011 12:49 pm

Basta ir ver o exemplo recente da Madhouse em relação ao projecto com a Marvel. Wolverine e Iron Man sofreram de um low budget e direcção desleixada, muito por culpa de terem cortado grande parte do staff em detrimento de outros projectos.

O mesmo já não se verificou com X-Men. Budget elevado com animação fluída e consistente, arte fiel às origens e boa soundtrack, com uma direcção razoável.

O que quero dizer com isto, sem entrar muito na discussão que já se gerou, é que dependeria um pouco do empenho que o estúdio (que pegasse na obra) depositaria na adaptação de uma dessas obras. Em termos de estúdio concordo que a Madhouse ou a I.G. seriam boas opções. A A-1 Pictures também poderia ser uma das opções, mas só em último caso.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Hunter_X_ADIDAS

avatar

Masculino Leão Tigre
Aniversário : 01/08/1986
Idade : 31
Mensagens : 180
Data de inscrição : 25/06/2010

MensagemAssunto: Re: Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien?   Sab Maio 21, 2011 1:26 pm

SFree escreveu:

A parte do "Japonificar", acho que não preciso acrescentar mais nada, já explicas-te o porquê do teu ódio, são coisas tuas. Mas como disse numa produção com um publico alvo internacional e com um bom budget, e uma boa direcção, esses clichés seriam abolidos.

Foi só para explicar o que é que eu quis dizer por "japonificar", já que costuma haver muita protecção do pessoal do gosta de desenhos animados japonêses


SFree escreveu:

-Quanto ao movimento random, acho que se releres, vais chegar à conclusão que não acusei esse cartoon disso, usei esse termo como um exemplo de que não importa só muito movimento, uma boa animação tem de ter uma linha de movimento correcta e quanto mais perfeita e realista for, melhor animação é. Isto foi o que escrevi: "Para mim uma boa animação não é só espetar com movimento random e chamar boa animação, é saber animar"

Pera aí, tu primeiro afirmaste "onde os desenhadores aproveitam/seleccionam alguns frames da filmagem e desenham por cima frame a frame, o que leva a haver desvios aleatórios na sequência de animação entre frames, fazendo a sequência de animação "tremer" de uma forma não natural.", o que por si só o ser humano é incapaz de estar 100% quieto e desvios aleatórios nem sei se é o efeito parkinson dos desenhos que queiras dizer, depois é a bomba do movimento random que parece ser mais do que o movimento parkinson e agora é o jogo da batata quente que nunca acusaste de este desenho animado ter movimentos random. É impressionante, a sério...

SFree escreveu:

-Quanto ao problema da animação desse filme, é a técnica de animação usada que levou a imperfeições quando comparada com a animação tradicional e cenários completamente estáticos, o que para a altura não quer dizer que fosse mau, mas quando foi comparado com anime, e foi dito que tinha melhor animação, tentei explicar que não é bem assim, muito por causa da técnica usada, e de como ela foi usada.

bem, é muitíssimo melhor este desenho animado do lotr do que muitos animes em que a animação tudo fica quito e só se vê as bocas a mexer, e não é opinião, é um facto. Apontar o dêdo à técnica só leva a questão... 1978, deves estar mesmo a pensar que na altura tinham as mesmas ferramentas de hoje, não?

SFree escreveu:

-Quanto a orçamentos, o Akira teve um orçamento 11 milhões em 1988, o Lotr teve um de 4 milhões em 1978, ou seja 10 anos antes, 4 milhões representava mais dinheiro. Por isso não deve haver grandes disparidades de orçamentos, muito menos como deste a entender.

A menos que os EUA tivesse sofrido uma grande desvalorização da moeda nessa altura aí não havia problemas, mas eu tenho a certeza absoluta que nesse período o dólar não sovreu uma quebra de tal maneira de que 4 milhões de dólares em 1978 = 11 milhões de dólares em 1988, é uma diferença demasiado grande para ser verdade

SFree escreveu:

-Relativamente ao "desactualizado" comparando com os padrões de hoje em dia que tudo mexe, sim é verdade, mas não é desculpa, por exemplo os cenários não mexerem foi opção de técnica de animação do filme, porque por volta dessa altura já os japoneses e americanos faziam os cenários e "tudo" mexer em filmes e séries de animação. A animação tradicional (desenho livre) é ainda é mais antiga do que a Rotoscopia (cópia de frames).

O cenário é mesmo obrigatório que se mexa? por volta dessa altura os cenários já se mexiam? Quantos desenhos animados dessa altura viste em que o cenário tinha as cores mais carregadas de pormenor em que deliberadamente não mexiam enquanto as coisas que se mexiam as cores e formas eram mais uniformes e realçavam no olho?

Para realmente afirmar que os cenários deveriam mexer e se mexem ou vês desenhos animados com uma grade de cerveja à mão ou realmente não prestas a mínima atenção aos pormenores
Voltar ao Topo Ir em baixo
silver dragoon

avatar

Masculino Câncer Rato
Aniversário : 23/06/1984
Idade : 33
Localização : Vila-Chã Barreiro
Mensagens : 3386
Data de inscrição : 06/05/2009

MensagemAssunto: Re: Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien?   Sab Maio 21, 2011 1:57 pm

Hunter_X_ADIDAS escreveu:

Eu não quero quer hobbits a serem moeblobs que se vêm aos pontapés graças à moda do japão estes últimos anos; eu não quero ver tsunderes que apanha-se com demasiada facilidade num lotr; eu não quero ver o cliché das canções espetadas sem quaisquer fundamentos; personagens com personalidade que até robôs têm 3 dimensões também é fora de questão; aquele "humor" das caretas e falar alto dispensa-se e a lista continua... Qualquer sinal destes num anime lotr leva logo chumbo porque os japonêses são incapazes de representarem algo estrangeiro sem que haja um cheirinho deles

Nem vou falar em animes antigos. Mas o "konnichiwa anne" de 2009 que foi baseado no livro "Before Green Gables", e o "Kaze no Shoujo Emily" de 2007 que foi baseado no livro "Emily of New Moon", não têm nada dessas coisas que tu disseste.
E já agora junto também os X-men à lista.
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://silverzerosubs.blogspot.com/
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien?   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Seria o Japão capaz de pegar numa obra do Tolkien?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» custa a pegar com motor frio
» [Comentários] Tamashii Nations 2009 Autumn (Novidades).
» [Dúvida] Luvas - Usar ou não usar?
» [Discussão] Importações... Só do Japão/USA?
» Aerografo para Iniciante, qual seria o ideal?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Forum Otaku Portugal :: Anime & Manga :: Geral-
Ir para: