InícioPortalCalendárioFAQRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Mawaru Penguindrum

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3 ... 9, 10, 11
AutorMensagem
Malandro

Masculino Capricórnio Cabra
Aniversário : 17/01/1992

MensagemAssunto: Re: Mawaru Penguindrum   Qua Dez 28, 2011 5:15 am

Vi pela segunda vez Mawaru Penguindrum.

A "estrutura" da história lembra-me Steins;Gate (e o fim lembra-me Madoka). A primeira parte foi dominada por uma trama maior, mais linear, enquanto a segunda parte teve vários arcs explorando as personagens secundárias para no fim focar nas personagens principais. Assim como Steins;Gate, os melhores episódios situam-se na segunda parte mas vendo a história como um todo, a primeira parte é que mais agradou-me. O primeiro episódio foi uma das melhores estreias deste ano, e nem precisou de 50 minutos para isso, além da direcção "refrescante" de Ikuhara, a história desde o inicio mostrou-se promissora e unica. O arc da Ringo foi excelente também, além dela ser uma personagem interessante (tragica até) e servir como uma boa base para introduzir e desenvolver outras tramas em simultaneo, todo o desenvolvimento da Ringo (e principalmente da relação dela com o Shoma) foi giro de se ver. Não entendo como podem achar isto mediocre mas são gostos I guess.

Yuri e Tabuki foram outro casal que achei interessante, além do seus backstories, a forma como a ausencia da Momoka os afectou e a ideia de terem forçado uma familia entre eles por causa dos laços que os ligam, é triste e bonito ao mesmo tempo. Já a Masako foi uma badass, gostei bastante da personalidade forte dela e tive pena do que ela foi submetida durante a sua vida toda. Mario por outro lado nem chegou a ser explorado, se a desculpa for de que a história é do ponto de vista da Himari/Princesa do Cristal, até compreendo, mas não fazia mal nenhum também se explicasse o porque do chapéu não precisar de criar uma ilusão para o seu Survival Strategy ou não ter uma personalidade como a da Princesa. As origens de Sanetoshi e Momoka e a magia deles e do grupo Kiga pouco me importam (excepto talvez pelo diario que deixou muitos "porques" e as maçãs Kiga/penguindrum), o mesmo serve para o aquario e os pinguins (excelente alivios comico btw), que me pareceu pertencerem à uma força maior (Deus? Destino?) do que Sanetoshi e Momoka. A cena relacionada às caixas é que não entendi grande coisa mas pronto. O Pingroup não chegou a ser explicado mas acho que ficou claro que se trata da sociedade em geral, e o Penguin Force/Kiga são os que opõem à sociedade actual. Não cheguei a entender o porque do Shouma incluir ele proprio/a familia toda nos crimes dos pais (costume japones?). Kamba foi ok e Himari uma graça, ainda bem que ela não foi tão Mary Sue como eu pensava que iria ser.

A parte técnica foi excelente, tirando dois episódios de um mesmo director de animação com um arte horrivel e outros episódios com algumas inconsistencias, a animação e a arte foram muito boas. O OST não é nada do outro mundo mas encaixou-se perfeitamente no anime, os covers das musicas de ARB foram uma excelente adição. Sobre as vozes não há muito que reclamar, talvez pelo VA de Kamba que cometeu alguns deslizes na voz de criança.

Mawaru tem muitas qualidades, além da direcção artistica de Ikuhara, cheio de criatividade, a história, enquanto uma leve critica à sociedade japonesa e seus valores, abordou magistralmente temas como destino e familia de uma forma unica, nunca antes vista em animes. E o facto das personagens não baterem bem da cabeça é o que os tornam tão interessantes, e seus conflitos internos são reais para mim. Além das cenas que eu citei, que na sua maioria são cenas de livre interpretação deixadas pelo autor, não houve nenhum (grande) plot hole que deixasse a história incoerente. Ao contrário da nota fanboy que dei anteriormente, dou um 9 bem rendondo. Para quem gosta de animes simbolicos e surreais, tanto na história como nos visuais, Mawaru é imperdivel.

silver dragoon escreveu:

Mundo estranhos que não faço ideia o que eram e detestei como os personagens apareciam do nada quando queriam.
Tipo, eles estão naquele metro marado e a Ringo aparece lá à toa. Como é que ela sabia que estavam ali e como é que foi lá ter? E não foi o único momento em que isto aconteceu.
7/10

Os mundos estranhos eram ilusões criados por Sanetoshi e a Princesa do Cristal por vários motivos. A Ringo foi parar lá porque Sanetoshi tinha dito no aquario o lugar onde ele iria, ela deve ter concluido o metro e a direcção que este ia. E sendo uma criança "amaldiçoada pelo destino", eu não me surpreendo com ela sendo capaz de entrar na ilusão (ou o proprio Sanetoshi ou Momoka pode ter permitido ela entrar) ao contrário dos passageiros randoms que estavam no metro enquanto aquilo tudo acontecia. É verdade, as personagens as vezes apareciam do nada quando queriam mas se parar para pensar, fica facil de deduzir como e porque elas apareciam lá.

Malandro

Masculino Capricórnio Cabra
Aniversário : 17/01/1992

MensagemAssunto: Re: Mawaru Penguindrum   Qua Maio 09, 2012 5:09 pm

Encontrei uma interpretação bem interessante se alguem tiver interessado:

Spoiler:

Muito das coisas ai escrita correspondem com as minhas teorias Razz
Impaler

Masculino Libra Galo
Aniversário : 15/10/1993

MensagemAssunto: Re: Mawaru Penguindrum   Dom Jul 22, 2012 1:47 pm

Resolvi continuar a ver... e não me arrependi.

Não quero dar ja uma nota, mas deve rondar o 8.

Sinto que apesar de o tema tratado ter sido feito de uma prespectiva bastante original, e a excelente narração ter ajudado a compreender a estrutura da historia, poderia ter sido executada de outra forma.
Lembro-me de várias cenas que apesar de não serem más, poderiam ter sido feitas de forma a transmitir melhor a ideia que queriam passar.

Consigo compreender a não explicação de vários elementos da história, devido a não ser necessário, no entanto não gostei de terem explorado apenas superficialmente alguns assuntos. A subjectividade que queriam aplicar foi excelente, mas quando é demais perdem-se algumas coisas.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Mawaru Penguindrum   

Mawaru Penguindrum
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 11 de 11Ir à página : Anterior  1, 2, 3 ... 9, 10, 11

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Forum Otaku Portugal :: Anime & Manga :: Anime-
Ir para: