InícioPortalCalendárioFAQRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 O que é real em Bakuman ? A minha análise.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
hadm

avatar

Masculino Touro Cachorro
Aniversário : 26/04/1982
Idade : 35
Localização : Porto
Mensagens : 15
Data de inscrição : 04/04/2012

MensagemAssunto: O que é real em Bakuman ? A minha análise.   Qui Abr 05, 2012 3:34 am

Aviso: montanha de texto pela frente.... mas garanto que para quem gostar de Bakuman vai ser uma leitura muito interessante e vale bem a pena! Smile

É só de mim ou há mais gente a pensar que Bakuman parece uma autobiografia ligeiramente modificada de Ohba Tsugumi e Obata Takeshi? Ou pelo menos uma grande inside joke dos autores. Desde o primeiro capítulo até volume 16 que ando a ler actualmente que tenho essa impressão.

Este é o resultado da minha pesquisa por blogs, wiki's e analise da manga/anime. Foram alguns dos detalhes que reparei. Se alguem tiver reparado em mais partilhem! Very Happy

Começando por alguns personagens...



Antes de mais, são óbvias as semelhanças com os personagens principais de Death Note, Takagi e Saiko tem óbvias parecências com Light e L.

Alguém vê os traços de Hattori parecidos com Ryuuk, principalmente os olhos e boca?



No caso de Bakuman, Takagi será Ohba Tsugumi e Saiko será Obata Takeshi, respectivamente o escritor e o artista. Ohba e Takagi têm tendência para temas mais "escuros". Para ser mais preciso Nobuhiro Mashiro, o tio de Mashiro junto com Takagi parecem reflectir Ohba. Ohba também teve uma gag manga á muitos anos atrás chamada Luckyman onde usou o pen name Gamou Hiroshi. E em Bakuman o tio de Mashiro teve uma gag manga chamada Chou Hiro Densetsu ou Super Hero Legend.



Alguém consegue ver as semelhanças entre os dois? Luckyman á esquerda e Chou Hiro Densetsu á direita.Quando Luckyman acabou, Ohba foi incapaz de lançar qualquer tipo de sucesso durante vários anos, até se ter tornado o escritor de Death Note. À excepção do sucesso de Death Note, é exactamente como Nobuhiro Mashiro…só não faleceu entretanto.



Ambos Saiko e Obata têm tendência para desenhos realistas e aprenderam as mesmas técnicas de desenho... na vida real e em Bakuman. Lembram-se quando Hattori, o editor de Ashirogi Muto disse que usavam demasiado tone em PCP? Que deveriam mudar o tipo de arte para algo mais claro de forma gradual para não desorientar os leitores? Pois o mesmo aconteceu com Bakuman. Os primeiros capitulos eram bem mais escuros do que os actuais. Outro caso é os cabelos, que Saiko aprendeu a desenhar com Shun Shiratori de forma mais simples e clara para não demorar tanto tempo. Em Bakuman, os ultimos volumes tem o cabelo mais claro e simples do que nos primeiros volumes e do que em Death Note no caso de Obata.

Na manga de Bakuman, no final de alguns capitulos há amostras de “Names” feitos por Ohba...que são quase desenhos horriveis e tortinhos que se assemelham imenso aos “Names” iniciais feitos por Takagi.

Alguém que esteja nos ultimos capítulos de Bakuman acha que Reversi de Ashirogi Muto é o “Death Note” de Obata e Ohba?

Na parte da manga em que aparece um “copycat” de PCP que assalta bancos e deixa um papel a dizer PCP e abate o moral de Takagi algo muito semelhante aconteceu na vida real com Obha Tsugumi. Hà uns anos atras, no pico de sucesso de Death Note, crianças no Japão, China e Estados Unidos escreviam os nomes dos professores e colegas que queriam que morressem em cadernos pretos .A produção da manga de Death Note quase que ficou parada devido a várias complicações e a anime chegou a estar fora de questão devido a nenhuma rede televisiva querer passar uma anime em que se matavam pessoas estratégica e selectivamente. Death Note chegou mesmo a ser banida em países como a China. Houve também um caso na Bélgica de um homicido em que o culpado deixou um papel sobre a vitima a dizer " I am KIRA".
Durante a produção da manga Death Note, Obata e Ohba nunca se conheceram. O contacto que tinham era apenas com o seu editor e quando enviavam fax’s com os respectivos “names” para serem criados. A primeira vez que se conheceram foi em Janeiro de 2004, numa festa Editorial da Jump e confessaram que nunca discordaram nem na arte nem na história, completamente Ashirogi Muto!



Muitos dos Editores em Bakuman são baseados em editores na vida real na Shueisha. O editor de Ashirogi Muto, Hattori Akira é baseado em 2 pessoas. John Batist Akira e Saito Yuu. Aida Souichi, o lider da equipa de Hattori é baseado no vice editor-in-chief, precisamante Aida Souichi e o desenho do seu personagem vem de outro personagem de Death Note, Ryochin. Já agora, vejam a foto que o antigo editor da Jump, Hisashi Sasaki tem no seu twiter... http://twitter.com/#!/sasaki_hisashi . Precisamente.... Hisashi Sasaki de Bakuman Smile



Aiko Iwase
Katsura Hoshino, autora de D. Gray-man. Vejam o corte de cabelo desta senhora...faz lembrar algúem? Num dos ultimos artbooks de Katsura, ela menciona a rivalidade que sempre teve com Obata Takeshi e como acabaram por se tornar amigos próximos. Há dúvida que temos aqui Aiko Iwase? Very Happy



Eiji Niizuma
Um caso complicado. Na minha opinião parece ser a fusão de 3 mangakas. Um deles, Tite Kubo, o autor de Bleach que pode ser uma das inspirações para Eiji Niizuma. Várias vezes em Bakuman, Eiji faz cumprimentos a Ashirogi Muto usando trocadilhos de Bleach. Tite Kubo lançou também uma manga chamada Zombie Powder e Eiji lançou Zombie Gun como o seu triunfo mais recente...



Niizuma Eiji também pode ser baseado em Eiichiro Oda, autor de One Piece. Reparem nos 2 ii's no nome. Parece pouco não é? O cabelinho e roupinhas roxas…mas o sucesso brutal da sua manga e o espirito e paixão verdadeira pela arte na sua forma mais pura e sempre com um espirito aventureiro e juvenil parecem ser grande parte da personalidade de Eiji. Também pelo facto de não dar muito trabalho aos seus assistentes e fazer grande parte do trabalho ele próprio. Oda também referiu em alguns SBS que não recebe opiniões dos seus editores pois prefere ter a responsabilidade do seu trabalho apenas atribuida a si, assim se algo correr mal, só se pode culpar a ele mesmo. Algo típico de Eiji Niizuma.



Para acabar o trio....temos Shimabukuro Mitsutoshi. O autor de Toriko e grande amigo na vida real de Eiichiro Oda. Vejam a foto, acho que nem preciso dizer mais nada....ele nem estava fazer cosplay nesse dia!!!!! Escusado dizer que Toriko também tem tido um sucesso enorme e inegável. A unica contrariedade que descobri foi que Niizuma Eiji disse a Iwase que não tinha tempo para namoros, que era um "eterno rapazinho". Enquanto que Shimabukuro foi preso por pagar a uma rapariga de 16 anos 80.000 ienes para ter sexo com ela, isto na altura em que Seikimatsu Leader Den Takeshi uma das obras de Shimabukuro foi cancelado pela Jump...



Shoyo Takahama
Kenta Shinohara, autor de Sket Dance já foi assistente de Sorachi em Gintama e parece estar retratado em Bakuman também quando um dos assistentes de Ashirogi Muto sai da sua função, o persistente Shoyo Takahama. Parecido até no cabelinho e queixo.

Kazuya Hiramaru & Yuriko Aoki
O meu personagem preferido, Hiramaru pode também ser inspirado em 2 mangakas. Sorachi Hideaki, criador de Gintama que cabe bem no estilo das mangas de Hiramaru como gag, um bocadinho de non-sense e aventura. Num episodio de Gintama, Sorachhi fez uma homenagem em forma de paródia a Bakuman com um duo de artistas chamado Mute Ashirogi.



Hiramaru também pode ser baeado em Yoshihiro Togashi, o autor de Hunter x Hunter que é conhecido por ser extremamente preguiçoso e negativo, algo tipico de Hiramaru. Também casou com uma mangaka, Naoko Takeuchi, criadora de Sailor Moon, que parece mesmo a Aoki de Bakuman, com roupinhas da avó e cabelinho sempre arranjadinho e por quem Hiramaru deseja casar-se a todo o custo.

Alguém reparou em mais detalhes de Bakuman, que tiram inspiração da vida real? Gostava de ler as vossas opiniões e detalhes que tenham reparado tb! Very Happy
















Voltar ao Topo Ir em baixo
ruben-kun

avatar

Masculino Libra Macaco
Aniversário : 27/09/1992
Idade : 25
Localização : Coimbra
Mensagens : 13888
Data de inscrição : 20/01/2010

MensagemAssunto: Re: O que é real em Bakuman ? A minha análise.   Qui Abr 05, 2012 4:05 am

Eu nunca liguei muito a isso, sempre me concentrei em ler o manga e ver o anime e nada mais..pormenores interessantes, bem visto..
Voltar ao Topo Ir em baixo
Malandro

avatar

Masculino Capricórnio Cabra
Aniversário : 17/01/1992
Idade : 25
Mensagens : 2446
Data de inscrição : 01/01/2011

MensagemAssunto: Re: O que é real em Bakuman ? A minha análise.   Seg Abr 16, 2012 7:49 am

Só agora que vi este tópico e tenho que confessar que esta "analise" deu-me vontade de voltar a ler/ver Bakuman. Já faz algum tempo que coloquei-os (manga e anime) em On Hold. Tenho que tratar disto.

Estou é curioso com o proximo manga desta dupla. Me pergunto se eles vão voltar com uma história fantasiosa e "dark" como a de Death Note ou uma mais "realista"e simples como a de Bakuman.
Voltar ao Topo Ir em baixo
hadm

avatar

Masculino Touro Cachorro
Aniversário : 26/04/1982
Idade : 35
Localização : Porto
Mensagens : 15
Data de inscrição : 04/04/2012

MensagemAssunto: Re: O que é real em Bakuman ? A minha análise.   Seg Abr 16, 2012 7:57 am

Gostava de os ver a fazer algo mais escuro para próxima obra Smile Bakuman não deverá ter mts mais volumes também...
Voltar ao Topo Ir em baixo
ruben-kun

avatar

Masculino Libra Macaco
Aniversário : 27/09/1992
Idade : 25
Localização : Coimbra
Mensagens : 13888
Data de inscrição : 20/01/2010

MensagemAssunto: Re: O que é real em Bakuman ? A minha análise.   Seg Abr 16, 2012 11:48 am

Eu acho que o estilo dark é mesmo o forte deles, vê-se isso em bakuman e death note
Voltar ao Topo Ir em baixo
alquimista todometaleiro
Alquimista
Alquimista
avatar

Feminino Aquário Búfalo
Aniversário : 31/01/1986
Idade : 31
Localização : Num mundo mágico onde toda a gente escreve sem erros ortográficos.
Mensagens : 3384
Data de inscrição : 21/10/2008

MensagemAssunto: Re: O que é real em Bakuman ? A minha análise.   Sab Abr 21, 2012 5:59 am

Já sabia que havia imensas referências em Bakuman, mas não tinha noção que eram tantas e tão "fiéis". É giro ver assim os pormenores e imagino que haja outros tantos que só os próprios autores conhecem. : P
Voltar ao Topo Ir em baixo
hadm

avatar

Masculino Touro Cachorro
Aniversário : 26/04/1982
Idade : 35
Localização : Porto
Mensagens : 15
Data de inscrição : 04/04/2012

MensagemAssunto: Re: O que é real em Bakuman ? A minha análise.   Sab Abr 21, 2012 12:56 pm

Sim...devem haver muitas mais que só os autores sabem, não tenho duvidas! Mas tenho pena que Bakuman já tenha acabado... esperemos pela próxima obra de Ohba e Obata! Very Happy
Voltar ao Topo Ir em baixo
ruben-kun

avatar

Masculino Libra Macaco
Aniversário : 27/09/1992
Idade : 25
Localização : Coimbra
Mensagens : 13888
Data de inscrição : 20/01/2010

MensagemAssunto: Re: O que é real em Bakuman ? A minha análise.   Sab Abr 21, 2012 4:57 pm

Pode ser que desta vez tragam algo completamente diferente, tanto de DN como de Bakuman..
Voltar ao Topo Ir em baixo
Bart Tuga

avatar

Masculino Escorpião Macaco
Aniversário : 05/11/1980
Idade : 37
Localização : Vila Nova de Gaia
Mensagens : 3264
Data de inscrição : 17/05/2010

MensagemAssunto: Re: O que é real em Bakuman ? A minha análise.   Seg Abr 23, 2012 2:35 pm

gostei de ler e já suspeitava do Takahama ser o criador de SKET DAnce, porque li há dias uma entevista numa página inteiramente dedicada ao SKET DANCE

Do Niizuma, wow logo 3!?
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.dtlportugal.com/forum/viewtopic.php?f=67&t=498&am
The Maggot



Masculino Libra Galo
Aniversário : 25/09/1993
Idade : 24
Mensagens : 16
Data de inscrição : 03/05/2012

MensagemAssunto: Re: O que é real em Bakuman ? A minha análise.   Qui Maio 03, 2012 4:01 pm

Já tinha reparado em alguns pormenores, sim. Principalmente essa comparação do Hiramaru com o Togashi, que está sempre em hiato
E tambem podemos considerar que o final do Reversi foi a forma que eles arranjaram para mostrar a situação deles com Bakuman. Até tinham a 3ª temporada do anime a caminho e tudo

Tópico muito bom. Deves ter investigado bastante
Voltar ao Topo Ir em baixo
hadm

avatar

Masculino Touro Cachorro
Aniversário : 26/04/1982
Idade : 35
Localização : Porto
Mensagens : 15
Data de inscrição : 04/04/2012

MensagemAssunto: Re: O que é real em Bakuman ? A minha análise.   Qua Maio 09, 2012 6:16 am

Bart Tuga escreveu:
Do Niizuma, wow logo 3!?

Eu sei, parece muito, mas vejo traços dos 3 nele. Também é um super-personagem Smile Se tivesse que escolher só um, escolheria o Odacchi devido ao espirito juvenil e dedicação sem igual.


The Maggot escreveu:
Já tinha reparado em alguns pormenores, sim. Principalmente essa comparação do Hiramaru com o Togashi, que está sempre em hiato
E tambem podemos considerar que o final do Reversi foi a forma que eles arranjaram para mostrar a situação deles com Bakuman. Até tinham a 3ª temporada do anime a caminho e tudo

Tópico muito bom. Deves ter investigado bastante

Obrigado! Smile Ainda foi uma investigação jeitosa, mas deu-me imenso prazer Wink Só gostava que saissem umas figuras de Bakuman porreiras para por na minha coleccao. Infelizmente só há ou muito pequeninas ou demasiado grandes...nada intermédio tipo FZ/GLM/Figma :\



Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: O que é real em Bakuman ? A minha análise.   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
O que é real em Bakuman ? A minha análise.
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Vendo parte da minha coleção
» Mais alguns kits da minha coleção.
» A minha chegada...
» A Minha Colecção - Ruben
» GM 01-Douglas DC-3 - Real Aerovias Brasília - Minicraft 1/144 Finalizado.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Forum Otaku Portugal :: Anime & Manga :: Geral-
Ir para: